Como chegar

Tv. Nove de Janeiro, 2110 - 1401

Fale Conosco

(91) 3355-6246

Ao longo desses mais de dez anos tirando dúvidas aqui no Blog, percebi que muitas pessoas iniciam seu tratamento ortodôntico sem fazer algumas perguntas que considero muito importantes para se tomar esta decisão.

Não diria que tudo o que é importante está nesta relação, pois certamente vão surgir situações novas com o tempo e serei obrigado a atualizar este post.

Mas seguem algumas perguntas que são importantíssimas antes de começar seu tratamento ortodôntico:

Quanto tempo vai durar o tratamento ortodôntico?

O prazo é garantido ou apenas uma estimativa?

Se houver variação neste prazo pode ser de até quantos meses?

O tempo do tratamento nem sempre fica claro para o cliente quando ele decide colocar aparelho. Na maioria das situações um prazo razoável fica entre dois e três anos.

Sabemos que algumas situações requerem mais tempo para serem solucionadas. Nesses casos o ortodontista deve avisar ao cliente que se trata de um tratamento complexo e que o prazo precisará ser maior.

Você deve perguntar de forma simples e direta quanto tempo vai ser preciso para resolver o seu problema.

Uma vez que você receba uma resposta clara, vem a segunda pergunta: Esse prazo pode ser ultrapassado?

A resposta mais sincera seria “sim” pois todo tratamento ortodôntico está sujeito a atrasos e contratempos.

E então vem a terceira pergunta: E se atrasar? O cliente deve continuar pagando todo mês?

A resposta pode variar. Alguns ortodontistas podem responder que sim, o cliente deve continuar pagando, e outros que não, o cliente deixa de pagar quando terminar o prazo definido inicialmente.

Não se pode dizer que há nada de errado em nenhuma das duas condutas.

Mas é importante que o cliente esteja ciente do tipo de proposta que está aceitando, estando ela estabelecida em um contrato ou sendo apenas baseada na palavra.

O aparelho será instalado até os molares?

Serão usadas bandas ou os tubos serão colados diretamente nos dentes?

Essa é uma dúvida bem técnica, mas muito comum aqui no blog. Tanto que há um post exclusivamente criado para respondê-la.

Mas o nosso objetivo é lembrar que a pergunta deve ser feita na primeira consulta. Isso evita que o cliente fique ansioso em relação ao planejamento do seu tratamento ortodôntico.

De forma geral, a inclusão dos molares no aparelho é recomendada, mas em alguns casos, o ortodontista pode optar por uma montagem menos abrangente, deixando o aparelho mais “curto”.

Desde que isso seja explicado para o cliente antes e não comprometa o prazo ou o resultado, tudo bem. Só não abra mão do direito de saber como será feita a montagem do seu aparelho.

Vou precisar extrair dentes no meu tratamento ortodôntico?

Caso a resposta seja positiva,  que dentes serão extraídos?

Quando serão extraídos? Antes ou depois da colagem do aparelho?

Em quanto tempo aproximadamente os espaços serão fechados?

Existe a chance de não se conseguir o fechamento completo dos espaços?

Esta talvez seja a questão mais crítica de todas, pois extrações são procedimentos invasivos e irreversíveis.

É necessário ter muita segurança no ortodontista para extrair dentes com finalidade ortodôntica.

Por isso, não se sinta desconfortável em perguntar várias vezes sobre essa decisão.

Questione mesmo, até sentir que está tranquilo com as extrações. Não dá para mudar de ideia depois que os dentes foram extraídos.

Há ainda uma última pergunta: Mesmo que os espaços sejam completamente fechados e tudo corra como o planejado, existe a chance de o meu perfil ficar exageradamente retruído? Em outras palavras, posso ficar com a boca murcha?

Esse efeito pode ocorrer em algumas faces, então é importante ficar atento a esse detalhe e perguntar ao seu ortodontista.

Sim, são realmente muitas questões, mas a decisão de extrair dentes saudáveis sempre é difícil se for tomada com cautela.

O aparelho será colado nas duas arcadas no mesmo dia?

Se não, qual o intervalo entre a montagem das duas arcadas?

Essa é outra questão técnica que depende muito da forma como o ortodontista trabalha. Não há uma única forma correta de se fazer a montagem do aparelho.

Mas a pergunta ajuda a definir se o cronograma do tratamento ortodôntico está bem estabelecido após um estudo criteriosos do caso.

Eventualmente pode ser preciso montar o aparelho fixo em uma das arcadas e esperar que alterações ocorram antes de colar a outra.

Isso pode deixar uma certa indefinição em relação ao prazo para a segunda colagem, mas, se tudo estiver bem explicado para o cliente, não haverá preocupação para a colocação do restante do aparelho.

É necessário pagar quando alguma peça do aparelho quebra ou descola? Quanto é cobrado nestes casos?

Questões financeiras, mesmo pequenas, podem gerar desentendimentos que interferem no relacionamento entre o cliente e o ortodontista.

Por isso, se houver a possibilidade de uma cobrança que não esteja prevista, isso deve ficar bem claro desde o início do tratamento.

Mais uma vez, cobrar a reposição de brackets ou não é uma decisão do profissional e as duas condutas são corretas. Cabe ao cliente usar mais essa informação para ajudar na escolha do seu ortodontista.

Existe a chance de troca do ortodontista no meio do meu tratamento?

Se isso ocorrer eu poderei entrar em contato com o profissional ou precisarei continuar o tratamento com o novo ortodontista da clínica?

Situações em que o ortodontista se desvincula de uma clínica raramente trazem benefício para o tratamento ortodôntico. Mas, infelizmente, ocorrem com certa frequência.

O problema é que nem sempre o novo ortodontista concorda com o planejamento do anterior. E isso impacta diretamente o cliente.

Se você gosta e confia na clínica onde se trata e não se importa com a troca do ortodontista, tudo bem.

Não há nada de errado nisso. Não podemos julgar antecipadamente o novo ortodontista que vai assumir o caso.

Mas e se você preferir seguir seu ortodontista? Ou ao menos ter como entrar em contato com ele, mesmo permanecendo na clínica?

Haverá algum obstáculo para isso? Você tem o contato particular do seu ortodontista desde o início? Ou só consegue falar com ele através da clínica?

Todas estas questões podem até gerar algum desconforto quando o cliente faz a pergunta, mas um ortodontista comprometido com prazos e resultados sempre tem uma resposta clara e não se importa com questionamentos que sejam pertinentes.

O que não é natural é iniciar um tratamento sem entender o que vai acontecer ao longo do processo, sem saber quanto vai pagar ou quanto tempo vai durar.

Tudo isso vai contribuir para termos cada vez mais clientes satisfeitos e uma ortodontia cada vez mais eficiente.

 

Fonte